De acordo com uma pesquisa apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira tem envelhecido em um ritmo acelerado, sendo possível prever que, durante as próximas três décadas, o Brasil atingirá 20% da sua população composta por pessoas acima de 65 anos. Para o setor de farmácias, esse dado se mostra interessante, abrindo a possibilidade de ampliar o seu público consumidor. Entretanto, uma dúvida ainda permanece para os varejistas desse segmento: como atrair clientes para a farmácia?
Para você, que também precisa lidar com essa questão, separamos diversas dicas que podem ajudar a destacar seu varejo da concorrência e fidelizar clientes. Confira:
Entenda o mercado farmacêutico
Quando se pensa em atrair clientes para a farmácia, um dos fatores que deve ser considerado é a necessidade de entender a forma como o mercado farmacêutico funciona. Para isso, é preciso buscar informações com pessoas experientes na área, inclusive concorrentes.
Durante esse estudo, cada detalhe é importante, portanto, não deixe de anotar aqueles que você considera indispensáveis para o seu negócio.
Qualifique o seu atendimento
Um atendimento de qualidade oferece todas as informações necessárias para que o cliente se sinta confortável e disposto a voltar à loja.
Sendo assim, nunca deixe de investir no atendimento oferecido por sua equipe, lembrando-se sempre de que uma das mais eficientes formas de fazer com que o seu estabelecimento conquiste novos clientes é a partir da divulgação boca a boca. Ou seja, fazer com que o consumidor tenha uma boa experiência dentro da loja é essencial.
Invista em marketing digital
O marketing digital é uma das maneiras mais atuais de fazer com que um possível cliente tenha conhecimento sobre a existência da sua loja. Sendo assim, não deixe de investir nas redes sociais e possibilitar que os visitantes conheçam um pouco sobre os seus produtos antes de irem ao estabelecimento.
Lembre-se que, ao permitir que os clientes tenham esse espaço virtual para tirar dúvidas, você também está facilitando o momento da compra.
Escolha bons parceiros
Todo estabelecimento de sucesso precisa de bons parceiros comerciais para que seja capaz de avançar em seus negócios, por isso é tão importante a escolha de marcas que ofereçam produtos de qualidade.
No caso das farmácias, é essencial que se estabeleça parcerias com laboratórios confiáveis, assim como fornecedores de equipamentos com procedência no mercado. Para garantir esse segundo aspecto, a IMF LINCE contabiliza anos de sucesso, oferecendo expositores robustos e adequados às necessidades de diversos tipos de varejos.
Promova a excelência na perfumaria
A perfumaria é um dos setores que mais gera lucratividade nos estabelecimentos farmacêuticos. Diante disso, é essencial que os produtos dessa área sejam expostos com o máximo de sofisticação.
Fonte: IMF Lince