Pensando na melhor experiência de compras para todos os consumidores, as redes de supermercados têm se esforçado para inovar no ponto de venda. A Rissul, marca do Grupo Unidasul, quarta maior varejista do Rio Grande do Sul, têm mudado o layout das lojas para assegurar o melhor para os clientes.
A sequência das seções que compõem a loja também descreve uma lógica de consumo, que começa pelos perecíveis e tem a padaria na sequência. A loja também atender a um pedido de clientes. O mobiliário traz modificações que buscam melhorar a interação e visualização dos espaços pelos consumidores. Um detalhe que pode passar despercebido foi milimetricamente pensado: a altura das gôndolas foi mudada e, agora, têm 30 centímetros menos que o padrão de outras unidades, que têm 2,2 metros.
“É mais baixa para enxergar toda a operação. Isso dá um efeito muito bacana e gera mais conforto para transitar pelos ambientes”, aposta o diretor. “O cliente entra e consegue ter mais amplitude de loja, o que reforça a conveniência. Ele também consegue se dirigir mais rápido entre as seções”, afirma diretor de varejo do Unidasul, Robert Marks.
Na gôndola, outro detalhe pensado foi o tamanho da testeira, onde vai a etiqueta do preço da mercadoria. “Reduzimos três centímetros, passando de oito para cinco centímetros”, detalha Marks, citando que, mesmo com os ajustes de tamanho, a quantidade de produtos em exposição não foi alterada.
“São várias coisinhas que somadas fazem com que os clientes se sintam bem”, acredita o executivo. “Um cliente nos perguntou uma vez se tinha espumante gelado. Aqui tem”, revela.
A iluminação também foi mudada com o mesmo foco: facilitar e tornar mais confortável a passada do consumdior pela loja. “Estamos usando LED com luz amarela (mais quente) em vez de branca para gerar mais conforto tranquilidade. A branca agride mais os olhos”, compara Marks.
Além disso, a luz amarela realça mais os produtos e as cores da loja, que seguem tonalidades mais leves, sem preto e outras opções mais fortes, como o vermelho ou amarelo. Maks explica que foi feito um estudo detalhado para avaliar a iluminação. “Pesquisas apontam que este detalhe pode elevar 34% da decisão de compra”, cita o diretor.
Outra novidade é que os corredores e acessos não têm mais expositores promocionais, que podem dificultar os fluxos e acessos. “A ideia foi ter uma loja mais clean possível para a circulação”, pontua.
Conceito de loja reforça reposicionamento da marca
As mudanças não são apenas para deixar a loja mais bonita ou facilitar a vida dos clientes. O gerente de marketing do Unidasul, Rafael Lubini, comenta que a rede fez um reposicionamento para focar nas pessoas, tanto clientes como quadro de funcionários. “Nosso DNA são as pessoas. Vamos explorar mais a relação com a vizinhança para sempre entregar o melhor. Entregávamos um produto bom, mas com loja não tão boa”, contrasta o gerente. A nova loja é resultado de dois anos de estudos, diz Lubini.
Para os funcionários, foram criadas áreas de descanso, de olho no bem-estar das equipes, diz Lubini. Sobre as cores, com tons mais pastéis e madeira, servem para mostrar um “Rissul mais leve, deixando de lado uma comunicação mais agressiva”, compara o gerente de marketing. “Daqui para a frente, a identidade de loja é esta e é mais atemporal”, finaliza.
Fonte:SuperHiper
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